Dramas capilares

O post se inicia com fotos da flor pelo motivo de eu estar muito orgulhosa das minhas queridas filhotas terem
dado o ar de suas graças novamente. A primeira florada da minha kalanchoe
(também conhecida Flor-da-fortuna, da família de suculentas) foi em março, a
segunda em maio (como já comentei em outro post) e agora que entramos na
estação da Queimavera, floresceu novamente e ainda tem mais algumas para nascer!
❀
Mas como nem tudo na vida são flores (isso foi um trocadilho haha'), vamos ao
assunto do post... os meus dramas capilares.
Eu sempre tive um cabelo um pouco rebelde que já passou por diversas fases. Estou
ciente de que o fator hormonal combinado com uma anemia que perdurou uma vida
sempre teve influência direta no meu cabelo, que é crespo/encaracolado. Eu
diria que ele é do tipo misto. A parte da frente (especialmente o lado
esquerdo ¯\_(ツ)_/¯ ) é 3A. Já a parte de trás, especialmente próximo à nuca é
3C.
Eu cresci indo em cabelereiras. Cada uma me dava um conselho diferente de como era o correto para cuidar. Algumas faziam um experimento novo que tinham aprendido em algum curso (certa vez quase perdi o cabelo numa dessas). Mas o problema é que ele é fino e crespo, então qualquer produto é mais difícil de pegar quando é fino.
Já tentei de tudo, mas tudo mesmo. Antes que você diga: "ahh, mas e isso? Já tentou?" Sim, vai por mim. Alisamento com isso e sem aquilo, amaciamento, relaxamento, botox, low poo, no poo... sem contar as misturas caseiras de tudo quanto é coisa. Foram 33 anos de tentativas e dinheirinhos jogados ao vento em salões de beleza e produtos baratos (alguns mais caros), de linhas profissionais ou semi profissionais.
No verão passado meu cabelo começou a cair da raiz e ficou super ressecado. Eu achei que era o calor excessivo, mas já estava tão de saco cheio que fiquei pensando em cortar mega curto (quase raspado mesmo). Ainda para ajudar, eu resolvi deixar o cabelo crescer um pouco porque achei que o curto estava me deixando um pouco mais velha rsrs. Aliás, já estou precisando pintar as raízes do cabelo que estão ficando brancas. Ô tristeza...
Mas minha mãe reclamou do mesmo problema, até que, enquanto me preparava para tomar banho e lavar o cabelo tive um momento de epifania: o shampoo da TRESEmme que eu usava há anos e era ótimo poderia ser o causador de todos os males! Comprei outro, e logo na primeira vez que lavei, senti uma diferença gigante. Na segunda, já não caía mais.
O que melhor se adaptou ao meu cabelo foi um kit da AcquaFlora indicado pela moça de uma perfumaria. Ela me ensinou a fazer uma cauterização em casa que ficou di-vi-no. Infelizmente, alegria de pobre não dura muito e meses depois o melhor produto deles saiu de linha! 😅
Foi então que, vasculhando pela internet à procura de um novo experimento para meu laboratório capilar, descobri a umectação.
🙌
Já testei vááários tipos de umectação. Em suma, o que ensinarem no Youtube, estou reproduzindo. O que meu cabelo amou foi:
- Lavar o cabelo com shampoo.
- Depois, lavar com o condicionador, mas acrescentar vinagre (para cada colher de condicionador, acrescentar uma de vinagre). Se eu não engano, o vinagre abre as cutículas para receber melhor a hidratação. Enxaguar.
- Remover o excesso da água com a toalha.
- Passar óleo de coco dois dedos da raiz até as pontas. Não precisa deixar pingando. Dependendo do comprimento do seu cabelo, uma colher ou duas já dá.
- Por último, passar o creme de hidratação de sua preferência (em cima do óleo mesmo) e deixar agir por 2 horas, depois enxágue. Eu uso o da Skala Divino Potão porque é bom, barato e nunca sai de linha.
O único problema, é que meu cabelo ficou viciado nisso e minha paciência para cuidar dele é quase inexistente. Eu vi um vídeo que avisa para tomar cuidado com o efeito rebote. Então só faço 1 vez por semana. (Acho que nunca usei a palavra 'cabelo' tantas vezes na minha vida quanto nesse post!)
Então é isso: não querendo converter ninguém (quero sim), mas se você estiver com os cabelos ressecados, super recomendo a umectação!
Oiee
ResponderExcluirEu sou maluca de dramas capilares também, mas no meu caso o drama é com cor e corte! Vivo mudando as cores e cortando em casa, no impulso mesmo uahduyegdfuaygsd
Fico feliz que tenha encontrado algo que funciona pro seu cabelo! Não sei se eu deveria testar justamente porque o vinagre abrindo as cutículas pode prejudicar a cor, mas se um dia eu estiver de cabelo natural novamente, terei isso em mente!
Suas florzinhas estão LINDAS, parabéns pelos cuidados.
Beijinhos!
camundonguinha
Olá! Eu também corto em casa. Fiquei traumatizada depois que uma cabelereira cortou meu cabelo no ombro e ele estava quase na cintura!
ExcluirEu sempre quis colocar cores diferentes, mas infelizmente meu cabelo não aguentaria isso porque já é difícil mantê-lo hidratado :(
Sobre a cor, pode fazer um teste de mecha, mas eu também pinto o meu porque está ficando branco e ele nunca perdeu a cor.
Ahh obrigada *-*
Beijos!
Meu cabelo é considerado liso, mas eu diria ser um ondulado 2A. Ele é bem cheio e pesado, isso faz com que eu tenha muita dificuldade pra cuidar dele, principalmente quando ele está maior, abaixo dos ombros. Ultimamente reparei ele mais ressecado e caindo muito, vou usar as dicas desse post pra testar e ver se melhora.
ResponderExcluirAbraços, nanaview ⭐
Olá, Nana!
ExcluirSempre ouvi dizer que quanto mais longo, mais pesado fica, então na teoria ajuda a diminuir o volume. Para ser sincera, nunca vi muita diferença haha'
Depois me conta se funcionou!
Beijos :*
Oiee Jessicaaa <3
ResponderExcluirMenina, entendo sua tour do drama capilar. Eu tenho ancestralidade indígena, e minha mãe tem aquele cabelo liso escorrido que não pega nem permanente. Já a família do meu pai tem cachos (mas nunca cuidaram, então todo mundo tem "cabelo liso e armado"). Eu e meu irmão temos cabelo encaracolado, entre 2c e 3a mesmo. E foi uma tour a vida toda porque meu cabelo é encaracolado, fino, e meu couro cabeludo é oleoso - então eu não posso de jeito nenhum finalizar ele com quilos de creme como em geral pessoas com cabelo encaracolado fazem. Foi uma tour infinita, mas agora parece que eu peguei o jeito, hahaha!
Que bom que você encontrou a forma de finalizar o seu e de cuidar. Eu também usava tresemme e me disseram pra trocar, e meus fios parecem ter se reerguido das cinzas. Uma pena pq era uma linha que já tinha feito maravilhosidades nas minhas madeixas.
Por fim, lindas as florzinhas <3 você não pensa em trabalhar com paisagismo ou jardinagem? Ou é algo mais tipo hobbie pra relaxar mesmo? Li o post sobre os testes e Ikigai e enquanto uma orientadora profissional real oficial, te diria que nenhum teste psicológico tem a habilidade de te sugerir um curso, isso é um 'misconception' que as pessoas tem. Os testes de OP só fazem levantamento de interesses, o ideal é avaliar seus resultados em termos de áreas de interesse e competências/habilidades pra chegar numa decisão :)
Also, se o seu MBTI não mudar de tempos em tempos, procure um psiquiatra HAHAHA ninguém fica com a mesma personalidade pra sempre, ou as pessoas estão mentindo aí nos testes.
Respondendo seu comentário: menina, minha mãe e minha tia têm certeza ABSOLUTA que eu tenho algum grau de mediunidade. E é porque minha intuição é muito boa (embora eu num geral não confie nela) e tenho esses sonhos premonitórios. Exemplo: na semana q
[ continuando pq eu apertei enter sem querer ]
ResponderExcluir... na semana que tivemos aquela super chuva em SP, eu sonhei que um tio meu havia reformado a casa dele, literalmente reconstruído uma parte. Acordei meio "que sonho nada a ver". Assim que peguei o celular pra dar bom dia pra minha mãe, tinha mensagem dela contando que por causa da chuva, o telhado da casa desse tio especificamente tinha desabado, exatamente no cômodo que eu sonhei que ele tinha reformado, AHAHAHA! Num geral são sonhos assim, que não são literais, mas que acabam acontecendo, então é meio esquisito. Sonhei até com o dirigivel do São Paulo que caiu aqui em SP, pra você ver o nível de aleatoriedade.
Enfim! Beijinhos pra ti :*
Olá, Shanaaaa! ^^
ExcluirA vida inteira frequentando cabelereira e mesmo as que tinham cabelo crespo, não sabiam exatamente como orientar o que era melhor. Por isso é tããão difícil descobrir como cuidar de um cabelo encaracolado ou crespo. O que funciona para um, é diferente para o outro porque eles geralmente são mistos! Até a gente entender isso e pegar o jeitinho demora uma vida!
E quando a gente descobre, ainda tem essas do shampoo parar de funcionar porque eles devem trocar a fórmula, igual esse da Tresemme.
Achei incrível você ter falado sobre paisagismo porque estava pesquisando esse cursos esses tempos! Mas na cidade onde moro não tem :/ Vou ter que caçar online.
Bom saber que minha personalidade e mente está legal! hahahaha
AMEI saber sobre isso! Nem duvide porque isso é mediunidade sim! Eu também tenho sonhos exatamente assim e tenho aprendido a diferenciar esses "sonhos nada a ver" daqueles "hmmm aí tem coisa, é um aviso". Eu sempre deixo um "caderninho de sonhos" na cabeceira para caso eu acorde no meio da noite e depois me esqueça. Assim posso acompanhar. Vale a pena ;)
Beijoss! :*
Que bom que achou ótimos produtos que dão certo para o seu cabelo. Eu sempre troco de shampoo, condicionador... porque vi que o cabelo se acostuma e aí precisamos mudar. E é ótimo porque encontramos bons produtos hehe :)
ResponderExcluirE nossa nem em fale em cabelos branco, já comecei a usar tonalizando pra disfarçar :/
https://www.heyimwiththeband.com.br/
É um cuidado constante, Valéria! E ainda quando tem um produto que gostamos, tem que trocar para o cabelo não se acostumar. É triste haha
ExcluirAahh que tristeza cabelos brancos sendo tão novas porque deveria aparecer só depois dos 40, né?! kk
Beijos!
Oi Jessica! Eu estou 100% devota da umectação, meu cabelo é oleoso e eu sempre tive medo de usar óleo, mas percebi que exite uma forma de usar que funciona muito bem para o meu cabelo e não consigo abrir mão. Uma coisa que percebi é o impacto de um bom shampoo e condicionador, infelizmente meu cabelo amou as linhas da natura e agora eu que lute e trabalhe para sustentar as gracinhas de ter um cabelo bonito.
ResponderExcluirP.S: suas flores estão lindaaaaas
Garota do 330
Olá, Vaneza! Obaa encontrei mais uma discípula da umectação hahaha'
ExcluirA linha da Natura eu não conhecia (passei a me arriscar mais nos baratinhos porque já sofri demais), mas o shampoo e condicionador realmente são um fator importante além da hidratação!
Obrigadaaa ❀
guria, eu fiquei meio traumatizada com o kit da TRESEmme. também usava e quando fui fazer progressiva o meu cabelo, durante o processo, ficou tão esquisito que a cabelereira quase desistiu de terminar. os fios travavam na chapinha de um jeito muito bizarro. quando falei o usava pra lavar meus cabelos ficou claro pra ela o culpado do negócio. comentou inclusive de uns testes com pintura que a pessoa saiu com corte químico e tcharam, usava TRESEmme. foda né? a gente inventa de usar achando que tá arrasando e ai quando vai meter mais química KKKK sem saber das consequências, vem a surpresinha
ResponderExcluirFiquei pasma porque fui dar uma pesquisada no Reclame Aqui e tem MUITA gente reclamando da TRESEmme! Não duvido que logo saia de linha. O duro é gastar um dinheirão para ficar fazendo testes com cremes e shampoos famosos e depois ter que gastar ainda mais para consertar a c*gada kkkkkk
Excluir