Kindle 10ª Geração

Confesso que não me via lendo livros num leitor digital. Há anos cheguei a fazer uma pesquisa sobre o produto porque ler no monitor era horrível, mas acabei deixando isso de lado.

Mas pelas dificuldades que vou relatar abaixo, tomei uma decisão repentina de investir em um Kindle, e um dia depois já estava saindo da loja com um na mão.

Motivos que me fizeram comprar um Kindle:

1. Dificuldade em encontrar o livro físico desejado (e que fosse barato).

Se encontrava barato pela internet, o frete encarecia. O sebo da cidade nunca tinha o que eu queria. A livraria da cidade é o dobro ou triplo da internet.

2. Dificuldade para me desfazer dos livros físicos!

Tentei Mercado Livre, grupo do facebook da região, o sebo da cidade (que não compra mais, só vende ou troca), e em nenhum tive sucesso. E eu tenho rinite. Livros antigos são bons, mas têm ácaro, e é um probleminha para mim.

Sim, a tela é exatamente como a página de um livro físico.

Essa era a minha maior preocupação. Eu tinha medo que fosse a mesma coisa que ler no monitor do PC, que cansa a vista demais. Mas para a minha surpresa, é igualzinho a um livro físico 😍

As configurações que eu testei e mais se assemelham ao livro físico são: "Fonte Palatino, tamanho 4, brilho da tela em 17."

Mas eu não uso essa. Gostei da Baskerville, tamanho 3 e o brilho eu vario de acordo com o ambiente mesmo.

A bateria dura mais do que eu pensava

Uma das coisas que eu mais lia era sobre a bateria durar pouco,  mas acho que vai da sorte. Eu leio todos os dias, pelo menos duas horas por dia e com bastante brilho.

Assim que chegou, ele veio com 41% de carga. Eu deixei carregando até 100% para depois começar a usar. Afinal, esse é o recomendado a se fazer com qualquer aparelho.

E dura 14 dias.

Nota: quando chega nos 12%, ele fica avisando que a bateria está fraca e cai rapidinho. Basta dar a carga completa nesse ponto.

As dicas que dou para durar mais são:

1. Quando não for mais ler, configure o brilho da tela para 0 antes de desligar. Tirando totalmente o brilho, percebi que a bateria dura mais — mesmo com a tela desligada.

2. Não deixe na tela de descanso (que são aquelas imagens em preto e branco do próprio aparelho). Desligue a tela pressionando por vários segundos até a luz começar a piscar, e quando aparecer as opções, clique em "Desligar tela".

Pontos negativos

As únicas desvantagens que encontrei foram:

  1. Nem sempre a função "Voltar a página" funciona.

    Às vezes eu tenho que ficar clicando no canto esquerdo da tela, então ela avança uma página. Clico de novo, avança uma página, depois volta uma, depois volta a outra. Às vezes a melhor opção é manipular a posição através das configurações.

  2. "Criar nota na página inteira" versus "trocar de página".

    Para criar uma nota, ou seja, destacar um trecho do livro, basta selecionar o que deseja. O problema é que, como leio muito texto de estudos, às vezes preciso selecionar praticamente a tela inteira. E aí vem o problema: se o texto todo estiver selecionado eu não consigo mudar de página, porque quando clico no canto para avançar a página, ele fica selecionando o texto.

    Eu acho que essa função poderia ser feita por botões (até economizaria bateria por não ficar tocando tanto na tela), ou reservar um único canto da tela para clicar e trocar de página (igual a função de tempo restante no e-book).

  3. Poderia ser mais comprido.

    O tamanho horizontal é perfeito. Cabe na mão e não incomoda. Mas verticalmente poderia ser maior. Comparando ao tamanho de um livro, ele é bem pequeno.

Só deixando claro que nenhuma das desvantagens citadas me fariam desistir da compra. Pelo contrário, o Kindle vale super a pena!

Estou apaixonada pela aquisição! 💝

Talvez você goste destas postagens

Comentários

  1. oi, Jéssica, tudo bem? que bom te encontrar na blogosfera novamente!
    estou no meu 3º e-reader e acho que é a melhor coisa tecnológica que já tive na vida! além de ter opções mais baratas de livro (incluindo o kindle unlimited, da amazon), é muito prático. tbm tenho o décima geração e essa luzinha faz toda a diferença... se antes eu deitava e dormia, agora eu sempre leio mais um pouco antes de dormir.
    sobre essa questão do destaque de página inteira, você tbm pode passar a página com um leve deslizar (da direita para a esquerda), como se fosse um livro de papel. dessa forma o destaque não vai te atrapalhar. ^^
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jana,
      Que legal te ver por aqui ;D
      Obrigada por avisar, eu não sabia disso! Ainda estou pegando o jeitinho da coisa haha'
      Beijos!

      Excluir