Alguns testes vocacionais e Ikigai

Mudei o layout de novo. Foi feito por etapas e ainda estou fazendo alterações. Eu tenho uma inquietação gigante porque enjoo facilmente dos designs. Depois de muitos meses consegui consertar o problema dos links dos gadgets da lateral que não estavam funcionando.

Setembro foi um mês que tirei para reflexão profunda.

Depois de dois anos preenchi novamente um Ikigai e comparei as respostas com o anterior e pouca coisa mudou. Não contente, fiz também um online para ver se o resultado seria similar ao escrito (um pouco talvez), cujos alguns dos resultados são os seguintes:

O mundo precisa: Linguística, Matemática, Design, Biologia. Minha missão é: Interaja com animais ou máquinas usando minhas mãos ou ferramentas. Minha paixão é: Estudar, compreender e resolver problemas de matemática ou ciências, seja teórico ou técnico. Eu sou bom em: Documentar informações, Programar trabalhos e atividades. Eu posso ser pago por: Processual, Organização, Uniformidade, Autonomia.

Refiz o teste Myers-Briggs. Aos 18 anos eu era ISTJ. Depois dos 25, INTJ. Agora eu mudei de novo e sou INFJ 😅 Você também muda frequentemente de personalidade no estilo filme Fragmentado ou sempre manteve o mesmo tipo?

Também fiz diversos testes vocacionais. Todos eles apontaram quase as mesmas profissões: Física ou Astronomia (?). Nada a ver. Ciências de alguma coisa. Arquitetura (adoraria, mas não sei).

Enquanto eu preenchia meu Ikigai, ficou bem claro para mim que eu nasci para Letras! Relembrei minha infância inteira brincando de ser professora, passando lições e corrigindo as de todos os primos e amiguinhos. Ou quando eu fazia catequese e sempre precisava ir até a professora para sussurrar que "cinzas" era com z e não com s ou coisas assim. Até na faculdade muita gente me pediu ajuda para corrigir e formatar o TCC deles.

Mas... infelizmente tive que desistir da ideia. Existem duas possibilidades para trabalhar nessa área: ou dar aulas ou trabalhar com edições, correções e copywriting.

O primeiro: para mim seria difícil dar aulas já que não posso ficar muito tempo parada em pé por conta da fibromialgia, além de que a maioria dos professores brasileiros precisam de calmantes para sobreviver à rotina. Já o segundo é que, depois de uma longa pesquisa em alguns fóruns, descobri que aqueles trabalham com edições, correções e copywriting (no Brasil e em outros países também) perderam cerca de 60% de seus rendimentos no último ano por conta da Inteligência Artificial.

Confesso que só de imaginar tendo que encarar quatro anos de graduação, ou um e meio de curso técnico me dá um desânimo. Ao começar uma faculdade com 33-34 anos, significa que ingressarei no mercado de trabalho aos 38-39 competindo com jovens que tem mais chance do que eu simplesmente pelo fator idade. O dinheiro e tempo que eu resolver investir em uma graduação/pós, agora precisa ter maior probabilidade de ter retorno no futuro. Em suma, preciso pensar lá na frente. Preciso de uma profissão estável para me 'aposentar'.

Para não perder tempo, procurei alguns cursos livres gratuitos online para fazer, como os da Fundação Bradesco e FGV. Isso tem sido muito útil para descobrir áreas que gosto ou não (por exemplo, descobri que não gosto de contabilidade).

Também quero voltar a estudar francês já que tive que pausar esse projeto nos últimos meses. E percebi que sinto muito falta de estudar alemão (não gostei muito de francês, mas até hoje acho alemão lindo demais).

Talvez você goste destas postagens

Comentários

  1. Oi Jessica!

    Você falou de layout e super me identifiquei. Eu me enjoo rápido também dessas coisas. Eu não sei como consigo manter tanto tempo um layout no meu blog, porque a mudança de coisas no meu celular ou tablet são constantes. Eu sempre quero estar inovando nessa questão, não consigo ficar presa a algo por muito tempo, hihi.

    Gostei muito do Ikigai que você mencionou. Uns meses atrás eu vi que tinha um livro que contava um pouco o que era o Ikigai e como ele poderia te ajudar nos hábitos e rotina e ter uma vida melhor. (Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz). Talvez eu compre para entender um pouco sobre como funciona e aplicar na minha vida, para ter melhores objetivos, porque eu sou um pouco indecisa em algumas coisas e tenho medo de arriscar algo e aquilo não ser o que quero, sabe? O Ikigai parece clarear a mente em relação à essas questões.
    Achei interessante que alguns teste que você fez apontaram para astronomia. Eu sou fascinada por astronomia. Estou inclusive estudando sobre isso tem um tempinho. O curso é bem introdutório, mas já dá para ter uma boa noção de tanta coisa interessante que esse universo pode proporcionar.
    Letras é uma profissão muito boa, mas se dedicar a um curso longo é bem cansativo, exige muito da gente. Eu também estou na mesma vibe, faculdade não é mais pra mim, haha.
    A ideia dos cursos livres é ótima! Isso que acabei fazendo quando pensei em me aprofundar um pouco na astronomia, pesquisei possibilidades e cursos e acabei gostando demais de me dedicar de uma forma mais livre a aprender algo novo. O mesmo serve para os idiomas que você mencionou. Quando gostamos de algo e isso nos completa, acho que vale a pena o investimento do tempo para que possamos agregar mais valores à nossa vida e com isso ajude até a decidir algo estável para o nosso futuro.

    Seu texto me deu um empurrãozinho para começar a me organizar para o futuro.

    Beijo! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol!
      Eu já li um livro do Ikigai, do Ken Mogi, mas esse eu achei fraco. Alguns vídeos no Youtube podem te explicar o que significa. Tem alguns artigos de blogs que a gente acha pesquisando no Google, que têm informações super interessantes para botar em prática!
      Eu também sou um pouco indecisa, mas no meu caso é o medo de estar perdendo tempo haha'
      Eu sempre adorei astronomia porque tudo sobre isso é fascinante, mas seguir a carreira, já é outraaaa coisa! kkk Acho os cursos rápidos para aprimorar conhecimento uma mão na roda!

      Bom saber disso :D
      Obrigada pelo comentário!
      Beijos :*

      Excluir
    2. Oi Jessica!

      Vou procurar saber mais sobre o Ikigai no Youtube também. Eu peguei um livro pela minha assinatura do Kindle, mas estou achando bem ruim, não vi nada além de frases repetidas da escritora. Talvez um vídeo ajude mais para que eu consiga entender e colocar em prática.
      Sim, eu também adoro a astronomia, porém trabalhar nessa área é um baita desafio, haha.

      Beijo grande! <3

      Excluir
  2. Gostei bastante do resultado final! Está limpo e simples!

    Beijos e Abraços,

    BLOG | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Tá lindo o layout novo do blog!

    Há um tempo, estudei a fundo o MBTI e desde então me vejo como ISTP, mesmo que no teste tenha dado ISTJ. Adoro fazer esses testes de personalidade online, por mais bobinho que seja, me divirto muito.

    Abraços, nanaview

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nana!
      Obrigada!
      Também adoro esses testes. Nunca me serviu de muita coisa para ser sincera, porque costumam apontar coisas que eu já até sei sobre mim e geralmente tem dessas de se identificar com outro tipo kkkkk mas mesmo assim adoro!
      Beijos

      Excluir
  4. Você faz layout para outras pessoas também? Hehehe, daqui um tempinho quero repaginar meu blog :)
    Sobre isso de mudar de personalidade eu nunca faço esses testes porque sempre esqueço o resultado, então não faço a mínima ideia de qual é meu MBTI e confesso que tenho um pouco de preguiça disso KKKKKKK
    Vi que temos a mesma idade e realmente só de cogitar voltar a estudar um curso longo eu já desisto haha... Mas ao mesmo tempo temos que pensar muito no futuro, pois como você disse, a gente quer se aposentar né... Doido pensar isso, mas é real.
    Enfim, espero que possa se encontrar profissionalmente ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Valéria!
      Já fiz layouts num passado muito distante, mas hoje não trabalho mais com personalizados :/
      Confesso que tenho preguiça de fazer testes também. Tem alguns que abandono na metade porque não terminam mais nunca! Sem-Or kkkk
      É um misto de não estou mais pique para fazer cursos longos, mas 'preciso' estar :(
      Obrigada <3
      Beijos

      Excluir
  5. Sabe que eu também sofro com essa inquietação em relação ao layout do blog? hahaah acho que já mudei umas três vezes desde que o reativei e também já troquei de nome algumas vezes, hahaha
    E isso não fica só no blog não.. Meu notion vive mudando de layout... Só o que acho que não mudo mais é meu guarda roupa (até pq não dá pra ficar comprando roupa toda hora, né).

    acho que nunca fiz esse teste ikigai. Mas o de personalidade fiz duas vezes, com um intervalo de quase dois anos entre eles e eu continuo sendo INFJ que nem você. Me identifico bastante hahaha

    Olha, esse negócio de inteligencia artificial ao mesmo tempo que me admira, me assusta tbm. Mas fazer cursos é realmente uma boa e hoje em dia existem várias plataformas que ajudam né.

    Bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Emy! Aahh é normal. No fundo, eu acho gostoso ficar brincando de trocar os designs, então isso tira um pouco o sentimento de culpa rs.
      O guarda-roupa eu também gostaria de mudar, mas aí já envolve mais planejamento ($$) então fica difícil mesmo! haha'
      Os testes que fiz foram em intervalos bem maiores. Acredito que a gente mude um pouco com os anos! Então deve ser normal.
      Abençoados sejam os cursos online! hahaha É uma ajuda e tanto!

      Beijos! :*

      Excluir