Livros lidos em 2024

Eu deveria ter publicado esse post lá pelo dia primeiro, mas como vocês puderam perceber, eu atrasei um pouco. Preparar um post assim e resenhar é uma tarefa demorada e eu não estava com muito ânimo. 

Eu nem acredito que consegui ler tantos livros (52 ao total) porque meus dias andam tão corridos que o pouco tempo que me sobra, minha cabeça não consegue muito focar na leitura. Eu geralmente volto várias vezes para o mesmo parágrafo, tenho abandonado qualquer livro no primeiro sinal de impaciência com algum personagem, e cogitei até mesmo dar um tempo de ler, mas não dá, rs. Eu sinto falta. Foram 16 abandonados. Dezesseis! <o>

Eu também havia feito uma promessa para mim de, assim que eu terminasse algum livro, eu já faria uma resenha para não me esquecer do que achei da leitura. Só que... passavam os dias, eu já havia engatado outro livro, e deixei as resenhas atrasadas. Ainda para ajudar, eu deletei sem querer algumas resenhas que já tinha deixado prontas no bloco de notas 😌. Agora estou fazendo anotações já durante a leitura, assim não me esqueço e estou achando mais fácil para me organizar. 

O Skoob (https://www.skoob.com.br/usuario/1382173-iamjessm) me deixa irritada com os seus bugs e eles nunca atualizaram o site. Eu não consigo por meia estrela, já que esse recurso eles só atualizaram em aplicativo e na imagem abaixo eu tive que fazer uma com o Photoshop. Goodreads (https://www.goodreads.com/jessica_m) é um site tão bleh, mas de vez em quando eu me lembro dele e tento atualizá-lo.

Livros lidos em 2024

Para o post não ficar extenso (seria uma tortura dividi-lo em partes), eu vou falar somente sobre os que mais me marcaram.

 Corte de Espinhos e Rosas # 1 está sendo muito falado, no entanto, achei um plot mal desenvolvido e os personagens planos. Não entendi esse frenesi todo por conta de uma releitura bem mais ou menos de A Bela e a fera.

 O Príncipe Corvo também estava na minha booklist por conta da capa lindíssima. A leitura começou gostosinha e depois descambou para o lado hot e eu nem imaginava que esse livro fosse assim. Depois eu já nem me importava mais com o desfecho porque a história ficou tão completamente sem sentido que eu só terminei por teimosia.

 Dias perfeitos foi meu primeiro contato com o Raphael Montes. A escrita dele é super envolvente e está no mesmo nível de autores famosos internacionais, e isso me dá orgulho. Gostei do livro, mas não sei se leria mais algum dele, porque não faz muito meu estilo. É impressionante como o autor consegue entrar na mente de um psicopata. Houve muitos momentos em que eu ri com porque era cômico, apesar de trágico.

Perdida (Carina Rissi) Simplesmente amei! Tornou-se um dos meus favoritos. Fiquei num misto de quero acabar logo para saber o final, mas com dó de terminar porque estava curtindo muito a experiência.

 Confie em Mim (Harlan Coben) Mais um do Harlan Coben em que a escrita é envolvente e me deixou curiosíssima para desvendar a trama do começo ao fim. Meu maior problema foi com o excesso de personagens! Havia tantas subtramas a serem trabalhadas que não foi possível desenvolvê-los tão bem a ponto de eu me conectar emocionalmente à maioria deles. Cada vez que eu começava a me conectar com um personagem e sua história, havia um corte brusco para retomar a narrativa de outro. Minha memória não é tão boa e eu levava um tempinho tentando me lembrar quem era quem novamente. Por essa razão eu removi meia estrela. No final, apesar de eu ter conseguido adivinhar uma coisinha ou outra, tudo se encaixou perfeitamente.

 Enviesados (Rian Dutra) Essencial para designers e donos de ecommerce! Cada informação é valiosa e há muito estudo envolvendo comportamento dos consumidores que é possível aplicar na prática se você possuir uma loja virtual. Quando acabei a leitura, senti falta de mais conteúdo, e adoraria ler mais algum livro se o autor lançasse. Recomendadíssimo.

 Clube de Costura dos Corações Remendados. Você já teve vergonha alheia por uma autora? Eu tive. Julguei pelo título e pela capa e estava esperando um romance leve e fofo, mas encontrei uma militante do Twitter e temas super pesados tratados com pouca seriedade. 

 101 Profissões Fora do Comum Para Pessoas Nada Normais  Não posso negar que achei super engraçado e que me diverti em cada página. Mas confesso que eu não estava esperando por isso. Pelo título, eu julguei que realmente traria alguma informação relevante, especialmente porque estou fazendo uma transição de carreira. Mas estejam cientes de que, no geral, esse livro é só para entretenimento.

 Devoradores de Estrelas. Muito bom, mas bem inferior a Perdido em Marte. Para um professor de ciências do ensino fundamental ele é MUITO fora da curva. Achei interessante o que acontece no final, embora eu tenha ficado esperando por um epílogo descrevendo com maior detalhe o que aconteceu com a Terra e não havia.

 É Assim que Acaba. Outro livro hypado que achei chatinho.

 Joy at Work: Organizing Your Professional Life. Eu adoro consumir tudo o que é da Marie Kondo, mas esse livro não me agregou em quase nada. Também não faço a menor ideia de quem seja o coautor do livro, mas me pareceu que os dois escreveram cada um a sua parte em suas respectivas casas e ao chegarem na editora, juntaram os seus trabalhos. Fiquei decepcionada.

 Você mentora. Um livro leve e curto, com conteúdo bastante rico. Apesar de o meu objetivo não ser trabalhar com mentoria, o livro me trouxe muitos insights sobre a valorização do trabalho na hora de vender os próprios produtos e serviços, além de dicas de como se relacionar com os clientes. É um bom livro na área de negócios para mulheres empreendedoras 😉.

 Atenção: o maior ativo do mundo. Os primeiros três capítulos podem ser descartados, mas a partir do quarto, o livro se torna essencial para empreendedores. É um livro repleto de dicas essenciais de marketing, como se juntasse o que há de melhor em todos os vídeos que já assisti sobre o assunto e acrescentasse mais ensinamentos baseados na experiência do autor.

 Tempo Roubado (Danielle Rollins) Sou apaixonada por histórias de viagens no tempo e essa série me surpreendeu. O enredo é envolvente, bem planejado e organizado, bem no estilo “De Volta para o Futuro”. A linha temporal é bem fácil de entender e acompanhar. O problema é que termina sem final. É necessário ir até o terceiro volume da série para descobrir o que acontece, ou seja, a prática se configura em esquema de pirâmide literária, um absurdo que me forçou a adquirir a trilogia.

O último livro da série poderia ter me deixado uma impressão muito melhor se houvesse um desfecho. Toda a história se conecta, o enredo é explicado, e então... cadê o epílogo? Grande parte do conflito foi por falta de comunicação entre os personagens, dando a impressão de ser apenas para preenchimento de páginas. No geral, gostei dos 3 pela temática, mas não leria novamente.

 Veronika Decide Morrer. Perdoe-me Deus, gostei de um livro do Paulo Coelho 😅 À medida que fui lendo, fui me identificando com Veronika porque constantemente eu tenho os mesmos questionamentos que ela sobre a vida e a sociedade. A outra questão filosófica do livro é sobre a loucura vir a ser subjetiva. Geralmente não temos coragem de fazer coisas ou sermos quem gostaríamos de ser por medo do que a sociedade vai pensar e sermos tachados de loucos simplesmente por fugir aos padrões impostos pela sociedade.

 Fazendo meu filme. Era um livro que eu queria ler há anos! Mas só agora dei uma oportunidade. Muito fofo e traz nostalgia porque me lembra muito meus pensamentos na adolescência.

 A Bíblia em 100 minutos. Apesar de não ser cristã, sou fascinada pela história da Bíblia. Todos os conflitos são interessantes e marcam o contexto histórico daquela época. No entanto, eu sempre tive dificuldade de compreender a história contada em todos os capítulos com precisão. Esse livro é perfeito porque é um resumão escrito numa linguagem simples e acessível que inclui todos os acontecimentos importantes e como eles se conectam a cada personagem. Adorei! É perfeito para presentear alguém que esteja fazendo um estudo bíblico ou devocional.

 Eu vou te encontrar. Com esse livro eu concluí que Harlan Coben é mesmo um dos meus autores preferidos! 🥰 Possui uma escrita envolvente. É um verdadeiro page-turner e eu simplesmente não conseguia parar, precisando ler só mais um capítulo. É como assistir a um filme de ação frenético. Claro que tem alguns exageros impossíveis de acontecer na vida real, mas ainda assim, amei. (Só achei o romance final totalmente desnecessário, mas enfim).

Quanto aos filmes, foram 295 assistidos ao total, mas não vou comentar sobre senão esse post ficará quilométrico rs.

Eu também queria bastante ler livros que eu desejava há anos e também ler mais de autores nacionais e estou conseguindo. Para quem quiser ler minhas resenhas, é só ir lá no meu perfil no Skoob: https://www.skoob.com.br/usuario/1382173-iamjessm

Obrigada por ler!

Talvez você goste destas postagens

Comentários

  1. Nós brasileiros e nossa mania de criticar o que é da casa, né? Paulo Coelho é um escritor incrível, inclusive muito lido e venerado 'lá fora', mas aqui ele virou piada. Vai entender...

    Pelo seu breve comentário, fiquei curioso para ler o livro "Devoradores de Estrelas"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha' A brincadeira foi porque já li o livro mais famoso dele (O Alquimista) e achei bem raso, mas esse, em contrapartida, foi muito bom. Inclusive eu me lembro que ele mesmo citou que ele gostava mais de Veronika Decide Morrer. E também já o vi falar muito sobre a injustiça de ganhar mais reconhecimento no exterior do que aqui. Complicado porque quando brasileiro faz sucesso lá fora incomoda brasileiro...

      Se você gosta de ficção científica vai gostar desse sim ;)

      Excluir
  2. Não consegui ler nem metade dessa quantidade, espero melhorar esse ano
    beijos ♥ blog | insta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é ler no seu próprio ritmo!
      Beijos!

      Excluir
  3. Caramba, quanto livro diferente! Um gosto bem diversificado, eu diria hahahah

    Sou suspeita pra falar porque amo tudo que li do Paulo Coelho, sei que existem críticas mas eu sinceramente nunca fui atrás porque pra mim sempre foi uma boa leitura HSBADHDAS Veronika Decide Morrer ainda está pra ser lido, mas espero gostar também.

    Eu gostei de É Assim que Acaba, mas eu li anos antes do hype, e numa época em que eu só lia chick lit. Talvez hoje em dia eu veria com outros olhos e não gostasse tanto.

    Também tenho essa coisa de me interessar pela Bíblia mesmo não sendo cristã, hahah. Fiquei interessada!

    Achei interessante esse negócio de transição de carreira. É algo sobre o qual você pretende contar aqui mais pra frente? Se for, vou querer acompanhar!

    Beijinhos!
    Camundonguinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu não tinha prestado atenção na diversidade de livros?! Agora que você falou, voltei para dar uma olhadinha e é verdade hahaha. Eu gosto de dar uma chance a tudo, desde política, economia, psicologia, chick lit, hot, qualquer coisa. Eu acho que eu gosto da possibilidade de descobrir algo novo sem querer.
      Nesse caso, eu tenho quase certeza que você vai gostar de Veronika decide morrer.
      Sobre a transição de carreira, eu havia comentado brevemente em alguns posts antigos, mas assim que conseguir dar uma rumo na minha vida (espero que logo rs), eu vou abordar melhor o assunto!
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Jessica! <3

    Menina, eu não li nem metade da meta que você conseguiu alcançar. Mas estou na luta para esse ano ler pelo menos o dobro do que li no ano passado. Um dos livros da sua lista que estou interessada em ler é o "Como ser meu próprio terapeuta", mas ainda está na minha lista de desejos. Estou tentando mudar também as minhas categorias de leitura, tentando ir para uma coisa mais leve, uma história bacana sabe? Consumo muitos livros de auto-ajuda, mas às vezes precisamos de algo mais tranquilo, sem estar imersa em tanta informação ou sempre buscando ser melhor, mais produtivo, etc.
    Vi que você abandonou alguns livros. Sabe que tenho muita dificuldade de fazer isso? Eu fico insistindo neles até não dar mais, mas estou trabalhando isso e se de repente o assunto daquele livro não estiver mais interessante para mim, simplesmente deixo de lado. Às vezes não é o livro para aquele momento.
    Fico feliz que alguns deles te cativaram e trouxeram algo bom para você.
    Sobre o Goodreads e Skoob. Eu gosto bastante do Goodreads, acho uma plataforma bem bacana para o que se propõe mas às vezes também esqueço que tenho que atualizar a leitura, haha. Tentei o Skoob recentemente e confesso que não gostei. Me pareceu um Instagram de livros, haha. Aparecia postagem de quem eu não seguia e isso me incomodou. Aí por isso acabei gostando do Goodreads, porque ele mostra somente as atualizações de pessoas que sigo ou sou amiga, isso é bom porque me ajuda a ter mais dicas de livros bacanas e acho que o feed fica bem organizadinho.
    Mas fico feliz que você compartilhou suas leituras, isso acaba nos ajudando também para dar um up nas leituras do ano.
    Beijo grande! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol!
      Eu estou sempre lendo algum de auto-ajuda, mas não vejo tanta necessidade para mim. É mais curiosidade quando o título me chama atenção e geralmente gosto, já que psicologia é tema interessante. "Como ser meu próprio terapeuta" eu gostei bastante.

      Antigamente eu lia muito não-ficção como biografias, administração e negócios. Agora eu resolvi intercalar: sempre ler um romance, fantasia para depois pegar esse gêneros. Do contrário, eu me empolgo só com um tema hahaha.

      Eu sempre tive receio de abandonar livros pela metade porque me sentia meio... uma leitora impostora. Hoje em dia eu abandono livro (e qualquer coisa) que me desagrada. Mando aos ares kkkk É uma leveza muito grande não perder tempo com o que não me cativa.

      Quanto ao Skoob, eu achei estranho você dizer que ele mostra as atualizações de gente desconhecida. Eu não uso o aplicativo e não sei como é por lá, mas pelo menos no site (desktop) isso nunca aconteceu comigo. Se acontecesse eu também não ficaria por lá não rsrs.

      Beijoss! ♡

      Excluir
  5. Oi Jessica!

    Que legal que você teve uma experiência bacana com esse livro, isso me deixa mais animada para ler.

    Eu nunca li esse tema, talvez por ficar tanto tempo presa aos livros de auto-ajuda. Por isso esse ano quero ir para novos temas para ver se algum deles me fascina. Estou lendo um romance bem fofo e tenho gostado da experiência. Já li outro romance no passado e gostei bastante, aí resolver dar a chance para esse outro livro.

    Haha, você está mais que certa! Eu tenho esse problema ainda, mas não faz sentido ficarmos presos à algo que não interessa, isso consome muito tempo e o nosso tempo é precioso demais para desperdiçar assim.

    Sim menina, tive esse experiência com o app. Como tinha criado a conta recentemente, eu não estava seguindo ninguém, ai já tinha uma galera no meu feed, hahaha. Ai abandonei o uso. Mas pode ser que eu dê outra chance algum dia desses.

    Beijo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah Carol, deve ser isso então! O Skoob super foca só em atualizar aplicativo porque é lá que eles tentam fazer lucro. O site é esquecido porque não é o ponto forte deles.
      Mas acho que você deveria dar outra chance ;D

      É sempre bom dar uma variada nos gêneros para descobrir algo novo.
      Beijos!!

      Excluir
  6. Realmente fazer um post assim é bem trabalhoso, mas uaaaal 52 livros é incríveeeel!
    Quantos heim *o*
    Não conheço nenhum porque não sou muito dos livros, mas mesmo assim achei bem legal hehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir