Estou exausta

Querido leitor, quanto tempo você passa lavando louça por dia?

Na ânsia de tentar entender para onde escoava meu tempo, depois de anotar atividades diárias em planner para ter a sensação de controle da rotina e de produtividade, percebi que algo não estava se encaixando. Foi então que resolvi cronometrar quanto tempo eu passo lavando louça. 3 a 4 horas POR DIA! Cara... a não ser que a pessoa trabalhe em restaurante ou seja soldado raso da marinha, isso simplesmente não faz sentido.

Isso sem contar as outras atividades: lavar salada, lavar banheiro, passar pano na casa, tirar pó dos móveis, lavar e passar a roupa. Divido todas essas atividades ao longo de uma semana e então, já recomeço o ciclo, não sobrando tempo algum para respirar.

Em casa sempre tivemos um código implícito em que minha mãe cozinha e eu lavo a louça. Eu juro que não importo de fazer todas essas coisas e meus pais, coitados, ajudam no que podem, mas viver em função disso não está sendo apenas complicado, como também impossível. Tenho fibromialgia e só Deus sabe o meu nível de cansaço, dores no corpo e fraqueza nas pernas e braços. Eu preciso ir deitar às 9 da noite, porque já não aguento mais manter os olhos abertos.

Até Natal e Ano Novo, que antes para mim era sinônimo de felicidade, hoje me dão agonia. Na última véspera de Ano Novo fiquei das 10:30 da manhã até às 06:30 da tarde lavando louça. São três pessoas adultas que comem pouco e eu sei que minha mãe gosta de cozinhar e sente que isso é um presente para nós. Eu tenho feito o possível para poupá-la de qualquer atividade, mas eu não estou mais aguentando e qualquer sugestão que pesquisei sobre produtividade, é descartada.

A última vez que tive um momento de lazer foi há... não sei... 8? 10 anos? Meu único momento de lazer é quando corro de manhã, vejo alguns vídeos de doguinho e gatinho no Pinterest e leio um pouco de livro por dia. E quando me refiro à lazer, eu falo sobre descansar numa rede sem estar preocupada com qual atividade está deixando de ser feita e que se eu deixar para depois, ficarei sobrecarregada. É estar numa praia pensando em nada olhando para as ondas (a última vez que fui à praia foi há 20 anos). Meus hobbies estão em pausa.

Isso sem contar os problemas que surgem de um trabalho home office (que quase não sobra tempo para isso) que preciso resolver entre pausas de limpeza insana. Na véspera do Ano Novo fui dormir com dores no peito de tanto estresse.

Ponderei sobre comprar uma máquina de lavar louça, mas para minha decepção seria complicado para instalar. Mal temos uma cozinha (problemas de casa do interior: eles jogam uma pia num corredor escuro qualquer) e a casa é minúscula, sequer sobrando espaço para isso.

Eu preciso arrumar tempo extra para estudar para mudar de profissão. E na verdade eu nem sei o que eu quero porque não tive tempo para pensar sobre isso. Temo que se eu tiver tempo, continuarei indecisa.

Ou talvez tudo isso seja apenas a catarse de uma angústia maior: os problemas de saúde dos últimos anos me deixaram sequelas que me impossibilitaram de trabalhar fora até hoje.

No geral eu sou uma pessoa bastante resiliente (o Budismo e Estoicismo tiveram grande impacto positivo na minha vida), mas acho que a Matrix ultimamente deve estar no seu nível máximo (o que vem primeiro: terceira guerra, asteroide, derretimento global - que calor é esse? -, perda de empregos para IA?). Chega né? Deu por hoje!

Talvez você goste destas postagens

Comentários

  1. "[...] 10:30 da manhã até às 06:30 da tarde lavando louça [...]...". Se isso aqui for realmente verdade (o que acho difícil), desculpe-me a franqueza, mas o problema não está nas louças - e sim em você.

    Pare de reclamar, até porque está com 33 morando na casa dos pais (não te julgo por isso, mas por estar nessa situação e reclamando de um afazer doméstico), e vá aprender a lavar louça em um menor tempo (ou compre uma máquina eficiente, há vários excelentes modelos atualmente).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zé! Pior que sim, isso é verdade! Ao mesmo tempo em que eu resolvia um problema com um cliente (5 ou 10 minutos no computador e voltava para lavar mais 40-50minutos). Só sei o tempo por conta do registro de respostas no chat.
      E o problema também não está em mim (você ficaria surpreso se visse o quão rápida eu faço todas as coisas, incluindo lavar louças). O problema é que ainda não temos cozinha e precisamos carregar louça até a pia e trazer de volta constantemente.
      E infelizmente não há espaço nem como instalar uma máquina ainda.
      Sobre reclamar, eu sempre tranquilizo meus pais pois estou morando com eles, sinto que é minha obrigação. Mas todos estamos cientes que eu tenho sérios problemas de saúde, como pressão alta, sequelas de mini avc, fibromialgia, então eu tenho 33, mas meu corpo está debilitado para essa idade e tudo isso tem acarretado consideravelmente.
      Quem está de fora, sempre julga haha é normal!

      Excluir
  2. Oi Jessica, eu te entendo. Mas vou abrir um parênteses pra te dizer: depois que se tem filhos, você percebe que antes você tinha muito tempo livre, hehe! Eu costumava dizer que não tinha tempo antes das filhas, mas agora com duas pequenas às vezes nem tomar banho dá, kkk! Enfim, ônus e bônus, e o bônus fala muito mais alto nesse caso :)

    Nos últimos tempos estamos sobrecarregadas, não é? Além das tarefas da casa, andamos ansiosas mentalmente pelo que há de ser feito, e não conseguimos fazer. Te entendo. Mas acalma o coração, uma coisinha de cada vez. Quem sabe se você enxergar as tarefas domésticas com outros olhos, elas se tornem (um pouquinho) mais um prazer, e não tanto aquela obrigação enfadonha :)

    Espero que melhore!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabi!
      Eu ri com o banho! Eu imagino que deve ser ainda mais complicado para quem tem filhos (não pretendo tê-los, morro de medo da maternidade haha) e toda vez que eu reclamo, penso justamente sobre isso. Quanta gente não trabalha, cuida da casa e dos filhos!
      É o que estou tentando fazer. Muito obrigada pelo comentário <3
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Jessica! Sinto muito por você estar passando por tudo isso. Hoje em dia realmente é sempre uma correria. Tá todo mundo na rodinha do ratinho. Mas menina, como assim você não tem tempo de lazer desde a infância?!

    Eu nunca liguei de lavar louça, mas esses dias eu percebo que ando lavando muito mais a louça dos outros do que a minha. O que é aceitável se for como você faz com a sua mãe. Mas ando me irritando porque percebo que tem gente que não ajuda em nada e só deixa trabalho pros outros :/

    Enfim, espero que as coisas melhorem por aí, que você consiga encontrar uma solução que te possa proporcionar um tempo de descanso, porque você merece. Na verdade, você PRECISA!

    Se cuida flor ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cláudia! Infância eu não diria porque já tô com 33 kkkk Mas desde uns 25, sim!
      Por conta da saúde, é só trabalho em casa, e mais nada.
      Quando se mora numa casa com muita gente, sempre tem esse probleminha. A minha sorte é que sou apenas eu e meus pais.
      Muito obrigada pelo comentário! <33
      Beijos!

      Excluir
  4. Jessica menina, fiquei pasma com esse desabafo! Eu já tive esse problema onde eu passava grande parte do meu dia fazendo os afazeres domésticos. Sempre gostei de tudo organizado e limpo, mas hoje em dia priorizo meu tempo para respirar e curtir algo, porque a vida da gente não é só trabalho doméstico. E isso mudou graças à minha mudança para outro país, vi que muitas pessoas não se "matam" para essas tarefas. Seria interessante se desse para você melhorar o fluxo das coisas na sua casa, como a lava louça por exemplo, mas entendo que nem todo lugar suporta isso. Já pensou naquelas que são portáteis? Talvez ajude.
    Sei que às vezes essas coisas nos barram de curtir nossa vida, mas não deixa isso te afetar não. Você merece respirar, você merece um descanso.

    Espero que tudo melhore!

    Beijo grande! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol! O único problema é que não tenho controle absoluto sobre horários e sobre minha rotina porque isso não depende só de mim. Se eu pudesse ter controle sobre minha própria rotina, eu me organizaria melhor e de forma mais eficiente. Mas por enquanto, não tenho como mudar.
      SIM! *-* Estou apaixonada por uns modelos portáteis, mas não tem onde colocar isso (a casa é mesmo minúscula) e meus pais não aceitaram a ideia :/
      Obrigada! <3
      Beijão!

      Excluir
  5. Oi Jessica! Sinta-se abraçada e validada compartilhando essas questões. Já me deparei pensando sobre algumas dessas questões e quanto lia seu texto lembrei desses dias que sentia falta de não ter paz e descanso. De perceber que a mente não dá essa trégua e você pode até estar descansando o corpo, mas a mente está ansiosa pensando em tantas outras coisas. Eu cheguei a conclusão de que os dias em que eu me sentia descansada eram os dias da infância. Eu não tinha as preocupações atuais e dificilmente vou chegar num ponto em que todos os meus problemas estarão sanados. Eu sempre terei problemas e não posso deixar que isso afete o meu dia. O processo de terapia me ajudou muito a lidar com isso, eu consigo ter descanso mesmo sabendo que existe uma lista de coisas para dar conta. Os dias calmos não vão voltar e ninguém pode me garantir a resolução de todos os meus problemas. Acho que é uma dura realidade, mas olhar para ela e aceitar que preciso desenvolver outras técnicas para lidar me ajudou muito. Se sentir sufocada com o tanto de problemas com certeza deixa a pessoa numa situação de impotência e cansaço que a longo prazo vai minando muitas áreas da vida. Eu amei a solução da máquina de lavar louça, mesmo que seja complicada a instalação, eu insistiria em fazer acontecer de alguma forma. Hoje a gente vive numa realidade que não podemos e nem devemos naturalizar a exaustão envolvendo o trabalho remunerado e o trabalho não remunerado que desempenhamos dentro de casa. No seu caso ainda tem o agravante das dores. Espero que você consiga organizar as coisas por aí <3

    Garota do 330

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vaneza! Aah muito obrigada pelas palavras! Saber que não sou a única que se sente assim é, de certa forma, um grande alívio! Exatamente como eu me sinto: minada em todas as áreas porque tudo foi se acumulando!
      Eu estou quebrando a cabeça com uma solução que facilite para mim, mas não incomode ninguém também. Acho que minha bateria já está no fim e pedindo ajuda rsrs.
      Obrigada pelo comentário <3
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Jessica!
    Menina, falei basicamente sobre a mesma coisa no meu último post - inclusive perdoa o sumiço, eu tava completamente derrotada e sem energias pra socializar na internet.
    Como você está fazendo pra pesquisar sobre a mudança de área?

    Eu entendo sua dor, embora a minha seja diferente. Eu moro sozinha e odeio lavar louça, sempre odiei, e hoje sei que tem a ver com uma sensibilidade sensorial - só de pensar em louça suja eu já me tremi inteira, me causa um desconforto físico real. Fiquei pensando no volume que você está lavando, ou se sua família tem o hábito de tudo ter que estar limpo o tempo todo. Pensei também no esforço de morar junto com alguém - minha casa às vezes fica uma zona, mas eu não tenho nenhuma pressão além de mim mesma pra fazer as tarefas. Eu imagino que seja algo que super te desgasta, principalmente somando a fibromialgia. Queria te dar uma solução, mas não consigo pensar - a minha foi sair da casa da minha mãe, mesmo, e ainda assim fazer as tarefas me cansa bastantão.

    Espero que as coisas se ajeitem o quanto antes e você consiga ter uma rotina mais saudável.

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Shana!
      Acho que muita gente tem comentado sobre a mesma coisa (e tem muita gente associando ao eclipse em virgem rsrs).
      Eu nunca liguei de lavar, mas nesse volume, além de estar me cansando, me impede de fazer outras coisas e até chego a sonhar que estou fazendo isso (já virou pesadelo) hahaha
      Morar sozinha deve ter esse ponto positivão que todos desejamos em algum momento de não se cobrar para manter tudo limpo o tempo inteiro.
      Ainda não tive muito tempo sequer de pesquisar sobre outras áreas e estou tentando me organizar pelo menos para isso.
      Muito obrigada por passar por aqui ^^
      Beijos!

      Excluir