2022, o ano do autoconhecimento e amadurecimento emocional

Palavras-chave do ano de 2022: autoconhecimento e amadurecimento.

2022 foi um ano de intensa mudança interna. Gosto sempre de fazer um post sobre o balanço anual, então aqui está.

Mudanças internas

Eu diria que o saldo foi positivo apesar da dor emocional pela perda do Lupi. Me dediquei bastante às minhas lojas virtuais e fiquei feliz por isso.

Desde que adquiri meu Kindle, meu prazer pela leitura foi intensificado. E o melhor é que pude ter acesso ao mundo mágico da autoterapia através do auto conhecimento, lendo inúmeros livros de autoajuda e administração e negócios, além de assistir inúmeros vídeos no Youtube de canais de coach, motivação e entre outros de psicologia.

Acabei descobrindo que o motivo da minha procrastinação era a falta de amadurecimento emocional. Passei a entender tudo o que estava acontecendo comigo, a razão por trás dos meus bloqueios e por que eu me sabotava na vida profissional. Estive sempre andando em círculos e me sentindo sem rumo (nasci com a Lua e Vênus vazia de curso rsrs).

Entendi que a base da minha criação super protetora entre outras coisas, que apesar de ser, na maioria das vezes, para meu bem, me impediam de ser eu mesma e contribuíram para minha falta de propósito na vida e que a responsabilidade pela mudança era minha. Mas ainda mais do que isso foi entender tudo o que eu sentia, por que eu sentia e o que devo fazer para mudar de dentro para fora.

Sintomas da falta de maturidade emocional

  • Desiste de tudo no meio do caminho, porque nada empolga tanto quanto gostaria/acreditava. Às vezes retorna ao mesmo objetivo milhares de vezes, mas depois, desiste de novo.
  • Mania de fazer tudo correndo e querer terminar tudo o quanto antes, desanimando sempre diante dos primeiros obstáculos.
  • Devaneios excessivos em que se passa a maior parte do tempo fantasiando uma vida a que dificilmente terá acesso.
  • Diante de problemas e desafios que envolvam responsabilidade e comprometimento recua e foge encontrando desculpas em meio a uma onda de pessimismo e medo.
  • Falta de protagonismo na própria vida colocando-se sempre como vítima dos acontecimentos externos, de outras pessoas, de autoridades.
  • Cada dia queria uma coisa diferente: num dia, queria ser fotógrafa, no outro, médica. No seguinte, escritora. No fim, acabava não sendo nada.
  • Nenhuma condição de trabalho era boa. Tudo tinha um problema que me fazia não persistir nos objetivos.
O primeiro motivo de resistir à mudança: eu queria cuidar do Lupi. Ele estava bem velhinho, já não enxergava mais, não comia direito, não andava direito, e mal dormia. Eu tive que reconhecer que no fundo sempre quis ficar próxima a ele para dar todo o cuidado que ele precisava.

O segundo motivo que me paralisava era a falta de confiança em mim mesma.
Quando você tem pais que sempre estão fazendo de tudo por você, não tem como desenvolver confiança porque diante do primeiro problema, pede ajuda a eles. Como eles percebem que você sempre precisa do socorro deles, sempre vem ao seu auxílio. Isso se torna um ciclo vicioso e inevitavelmente você se torna um adulto infantilizado, ainda que não pareça para quem está de fora.

Frase do livro Maturidade Emocional de Frederico Mattos:
Como tem uma reatividade interna contra a dor, frequentemente age como se não fosse dona de seus atos, narrando a si mesma como vítima dos acontecimentos e de uma conspiração. Sua infelicidade é culpa da oposição, dos inimigos, de poderes demoníacos ou de pessoas que não querem o seu bem. Essa falta de protagonismo misturada com a pressa pela solução dos problemas deixa o imediatista muito vulnerável à ideia de sorte, destino e forças ocultas que venham interferir a seu favor.
É isso: eu percebi que não estou preparada para a vida e minha idade mental não corresponde à real. Descobrir isso foi doloroso, mas libertador. Com exceção da saúde frágil, não há mais o que ou quem culpar a não ser meu medo de enfrentar a vida me apoiando na auto sabotagem.

Também li a respeito de uma coisa chamada "Lócus de controle interno e externo", uma crença que diz respeito a como você vê os desafios da vida, sentindo se tem ou não controle sobre o que lhe acontece.
Frase do vídeo do canal do João Abrantes (link), "A real sobre a pressa para ter resultados" (eu assisti a esse vídeo várias e várias vezes):
"Enquanto as nossas vontades só ficam no inconsciente, tudo vai dar certo e a melhor parte é que sempre você vai ter tempo de sobra para fazer tudo. Quando essas pessoas começam a transferência os objetivos da imaginação para a vida real e começa a perceber que aquilo não vai ser tão fácil ou tão rápido quanto elas imaginavam  porque na vida real existem obstáculos — elas nem sempre vão ter condições de fazer tudo ao mesmo tempo, nem tudo que elas gostariam de fazer. Elas fatalmente vão ter que fazer alguns sacrifícios. Mas ao invés de elas aceitarem que a realidade é diferente e que elas vão ter que se dedicar mais do que elas imaginavam, ficam querendo impor o imaginário delas sobre o mundo real, ou seja, "isso vai demorar muito", "eu vou ter que me esforçar demais", "eu quero que as coisas aconteçam dentro do espaço de tempo e da maneira que eu imaginava".
Esta negação da realidade é normalmente o resultado de uma incapacidade para lidar com frustrações, o que, por sua vez, costuma ser o resultado de uma falha na criação.
 
[...] Ela não tem culpa de ser assim, mas isso não significa que ela não tem responsabilidade de deixar de ser toda a transformação ou conquista que é sólida duradoura. Existe o tempo esforço e, não raro, sacrifício.


Com a ajuda da espiritualidade e autoconhecimento eu vou dando meus pequenos passos em direção à felicidade plena que só pode ser encontrada por mim e dentro de mim, recuando um passo para digerir, respirar, e então, avançar.
***

Livros

Li 50 livros (o ano em que li mais livros), abandonei 8 e assisti a 276 filmes. Para encontrar a página de livros lidos em 2022, clique aqui. Como é tradição, colocarei os títulos aqui:

Os livros que mais me marcaram:
  • Vow of Thieves - Mary E. Pearson
  • House of Cards - Michael Dobbs
  • Complexo de Cinderela - Colette Dowling 💓
  • A Estratégia do Oceano Azul - W. Chan Kim 💓
  • O Jeito Disney de Encantar Os Clientes - Disney Institute 💓
  • O Teste da Mãe - Rob Fitzpatrick 💓
  • Elon Musk - Ashlee Vance
  • A Guerra da Arte - Supere os bloqueios e vença suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield
  • A Loja de Tudo - Jeff Bezos e a era da Amazon - Brad Stone
  • Steve Jobs - A Biografia - Walter Isaacson

Talvez você goste destas postagens

Comentários

  1. Primeiro, sinto muito pelo Lupi. Sei como é ter um animalzinho que é bem mais do que um animalzinho.

    Segundo, me identifiquei muito com os sintomas de falta de maturidade emocional, e isso é péssimo kkkk A boa notícia é que já estou dando pequenos passos para mudar algumas coisas também.

    Enfim, feliz ano novo! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vanessa!
    Obrigada pelo comentário :)
    Feliz ano novo para ti também!

    ResponderExcluir